Desafios da inovação em saúde

Sua organização está de “cabelo em pé” com as tecnologias que se fazem necessárias no momento atual e daqui para frente?

Sua startup tem dificuldade para modelar e incorporar a inovação proposta no ambiente de saúde?

Tecnologia e inovação em saúde fazem parte do DNA da equipe da Sistematize pela sua experiência na criação de modelo de utilidade patenteado para mesa destinada a pessoas com dependência na atividade de alimentação, participação como sponsor em implantação sistemas integrados organizacionais (ERPs – Enterprise Resource Planning) em instituições de saúde; análise e melhoria de processos prévios à implantação de ERPs; gestão da mudança para a implantação de softwares de gestão; e mapeamento de inovações no mercado para a saúde e sua correlação de uso de acordo com a maturidade de gestão da qualidade institucional. E agora somos reconhecidos como Membro Health Innovator do Health Innova Hub – um hub de inovação cuja missão é fortalecer o ecossistema digital em saúde.

Inovar é, antes de tudo, conseguir resolver o problema que impede a plena manifestação do foco no paciente e a sustentabilidade da organização com os recursos que estão acessíveis, ainda mais considerando a desigualdade de recursos existente entre as regiões brasileiras.

Embora a passos lentos, o setor de saúde vinha se informatizando paulatinamente, iniciando pela implantação dos ERPs, passando pelo prontuário eletrônico do paciente (PEP) e…. ficava mais ou menos por aí mesmo. Só a implantação do prontuário já causava um grande alvoroço nas organizações de saúde devido a tantos entraves que as equipes usuárias encontravam para se adequar ao software ou para definir processos ainda não definidos e até mesmo para conseguir que o software fosse customizado para processos próprios que a equipe considerava imprescindíveis, sem falar em soluções pontuais que não conseguiam fazer a devida interface com os softwares já implantados na instituição…. quantos gargalos!

O ponto-chave para o sucesso desta operação recai sobre a mudança de cultura – muitas organizações desejavam inovar mas não estavam culturalmente preparadas para este empreitada e … qual era o resultado? O abandono ou a subutilização da ferramenta na qual a alta liderança investiu recursos financeiros e expectativa de que, por meio desta implantação, os dados provenientes dos processos assistenciais e de apoio chegassem a si para a devida tomada de decisão e para a melhoria contínua.

Mas, com a pandemia da COVID-19 todo este cenário foi acelerado e onde nem se pensava em passar do uso do PEP hoje temos até a telessaúde funcionando com teleconsulta, telediagnóstico e telemonitoramento, assim, num “piscar de olhos”.

Por outro lado, empresas de tecnologia, sejam startups ou sejam institutos de pesquisa tecnológica, que possuem em suas mãos soluções desenvolvidas ou em desenvolvimento para a área de saúde, tem dificuldade em se integrar ao setor, em entender a “dor” de uma determinada organização e em implantar suas soluções porque os processos não estão devidamente ajustados para serem transformados do modo analógico para o digital ou porque suas soluções não foram devidamente validadas ou pela simples ausência de infraestrutura de TI que impacta, por exemplo, na interoperabilidade.

Bem, as demandas da população têm sido de alguma forma sido atendidas, mas as organizações de saúde já perceberam que precisam remodelar o seu processo e incorporar de forma definitiva tecnologias que não vieram para substituir o cuidado pessoal, mas vieram para prover cuidado mais preciso e mais amplo, prover monitoramento mais amiúde e ter mais dados (ah…os dados!) para que se saiba, com agilidade, o que está ocorrendo na operação e na assistência a fim de que decisões rápidas e assertivas possam ser tomadas, especialmente em momentos de contingência como este que vivemos.

MAS COMO INTEGRAR AS TECNOLOGIAS AOS PROCESSOS ATUAIS DA ORGANIZAÇÃO? É MAIS OU MENOS COMO “TROCAR A TURBINA DO AVIÃO COM O AVIÃO NO AR”….

E é aí que a Sistematize vem contribuir, por meio do seu pilar de Tecnologia de Informação (TI) Aplicada à Saúde, para apoiar o desenvolvimento e a implantação de tecnologias neste setor tão sensível, buscando alinhar os times de saúde com os novos processos digitais propostos, fazendo a interface com a empresa de TI. Aqui, na Sistematize, o discurso assistencial, gerencial e tecnológico é integrado e sistematizado de forma equilibrada com foco no paciente e na sustentabilidade da organização.

Neste processo de integração e melhoria, os passos cruciais são:

Mapeamento de necessidades para a definição de prioridades de acordo com o planejamento estratégico e com os recursos disponíveis;

a) Alinhamento da alta liderança com os demais níveis da organização quanto ao processo e        expectativas de resultados;

b) Escolha da solução tecnológica, verificando a sua adequação e status de validação e interoperabilidade para a implantação;

c) Mapeamento e ajuste dos processos que serão alterados com a entrada da tecnologia;

d) Gestão de mudança desde a alta liderança até a linha de frente;

e) Apoio à implantação;

f) Avaliação dos dados obtidos e sua utilização na gestão assistencial e administrativa para a melhoria contínua.

Então, se TI e processos de saúde forem o seu problema ou de sua organização, nós o convidamos a transformar este desafio em um marco surpreendente! Fale conosco!

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