- 24/07/2020
- Posted by: admin
- Category: Sem categoria

O ano de 2020 está nos trazendo muitas surpresas e entre elas, o crescimento de uma nova forma de trabalho: o home office, a prática de trabalhar remotamente, de sua própria casa, que viu uma onda de adesão mundial devido à pandemia do novo coronavírus e às necessárias práticas de distanciamento social. O Brasil é um dos países que registraram maior crescimento desta modalidade e, de acordo com os indicadores, a intenção das empresas é manter a modalidade como definitiva em muitos casos.
Apesar de possuir uma vasta lista de prós, tais quais a maior proximidade da família, não perder horas do dia em deslocamento, redução do estresse, e talvez até maior flexibilidade no seu próprio trabalho, a modalidade por vezes também pode trazer contras que às vezes os colaboradores esquecem.
Segundo a terapeuta ocupacional Júnia Rjeille Cordeiro, o primeiro passo para conciliar isso é ressignificar os espaços da sua casa, delimitando bem os lugares de trabalho e de descanso, pois corremos o risco de fatigar a nós mesmos transformando o local que costumava ser o nosso “porto seguro” inteiramente em um local de trabalho. Júnia pontua a importância ainda maior de estabelecer uma rotina para o colaborador, importante para amenizar as dificuldades de adaptação e potencializar a produtividade no decorrer dos dias.
Apesar das incertezas do futuro, os indícios apontam para uma consolidação da cultura do trabalho remoto no país. Segundo estudo da FDC com a Grant Thornton, 54% dos profissionais brasileiros atualmente em home office tentarão negociar com o empregador a continuação do regime. “Não é que não estejamos conseguindo trabalhar em casa, não estamos conseguindo é adequar o trabalho à nossa casa”, ressalta o fisioterapeuta do trabalho Alexandre Baptista. Baptista concorda sobre a tendência do trabalho remoto no futuro, mas ressalta que por ter sido uma mudança abrupta, pode ser que tenhamos maiores problemas ergonômicos devido à falta de instalações físicas para a realização do trabalho e alerta para a importância de uma orientação adequada para melhorar o espaço de trabalho visando a saúde do trabalhador.
Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre saúde física e mental durante o home office? Então clique acima e confira a live com dois especialistas que o Crefito5 produziu pra ti!
Fonte: Crefito-5 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – 5a. região) em 19/06/2020: http://www.crefito5.org.br/noticia/home-office-percepcoes-sobre-saude-fisica-e-mental-do-trabalhador
#SistematizeSeusDesafios
Siga-nos no Instagram: @sistematize_desafios