“Mil pratos” para equilibrar no ar? Como gerenciá-los sem enlouquecer?

Como vai a sua rotina (com ou sem pandemia)? Uma loucura, não é mesmo? Mas é preciso cuidar do gerenciamento de suas atividades diárias pois, caso contrário, a loucura vai invadir seus pensamentos e emoções ameaçando seu equilíbrio, a produção que você almeja e, portanto, a sua saúde.

Onde a organização entra nesta história? Em duas instâncias:

1a.) Na estruturação da rotina ocupacional em si, na qual você procurará estabelecer tempo e espaço para alocar as atividades das áreas de desempenho ocupacional que permeiam o seu cotidiano: atividades de autocuidado pessoal (incluindo cuidados da saúde), atividades da vida doméstica e pessoal, trabalho, estudo lazer, atividades de engajamento social, descanso e sono*;

2o.) No planejamento do seu ano, com objetivos e metas divididos ao longo dos meses e, a cada início de mês, fatiados pelas semanas e, a cada semana, tarefas programadas para cada dia.

Segundo a Associação Americana de Terapia Ocupacional, que congrega profissionais especializados na Ocupação Humana, seja para a recuperação da saúde por meio de atividades e outros recursos terapêuticos, seja na promoção da saúde e participação social por meio de orientações e ajustes em hábitos, rotinas, rituais e desempenho de papéis ocupacionais, a rotina provê estrutura para a nossa vida e pode ser benéfica ou prejudicial de acordo com a sua organização*.

O que distingue uma rotina saudável de uma rotina disfuncional ou não-saudável? A rotina saudável é equilibrada no uso do tempos nas várias áreas de desempenho ocupacional e permite  produções com satisfação. A rotina é prejudicial quando é desequilibrada em tempos e é preenchida com atividades em que o você sente como se “arrastasse correntes” – atividades que não te energizam, que não alimentam a sua alma e que, portanto, são desempenhadas de forma inadequada.

Então, como você pode aplicar os conceitos acima em seu dia a dia e manter a sua saúde e a satisfação no seu fazer cotidiano? Confira as diretrizes abaixo:

  • Equilibrando a rotina em situações de crise como na pandemia da COVID-19: Listar em cada área de desempenho ocupacional as tarefas que você precisa executar, escolher as mais importantes e possíveis neste momento especial e buscar negociar, adaptar, flexibilizar aquilo em que há mais dificuldade, além de olhar para si com compaixão, sem se exigir de forma exagerada;
  • Gerenciando as metas de cada semana: Se você já tem definido o que deseja alcançar mensalmente para que se cumpra sua visão para o fim do próximo ano (e está na hora de planejar!!!!), fatie as metas de cada mês para que elas sejam paulatinamente alcançadas em cada semana e anote no seu planner (uma agenda com visão semanal total a cada duas páginas) ou na ferramenta digital de sua preferência;
  • Organizando o dia de hoje: A agenda do dia de hoje não se compõe somente das atividades desdobradas das metas semanais, mas também daquelas que surgiram ontem, daquela nova demanda que acabou de chegar pelo WhatsApp com urgência, bem como das coisas básicas da sua rotina como cuidar de si e de sua vida pessoal. Como fazer então ???!!!! Na última hora de trabalho do dia anterior ou na primeira hora útil de hoje, organize uma lista num papel (ou na ferramenta digital de sua preferência) alocando todas as suas metas do dia na sequência em que você acha melhor executá-las e, a partir daí, faça foco e concentre-se em resolver uma de cada vez!
  • Fazendo o acompanhamento para não perder o rumo: nem tudo o que se planeja é de fato executado e precisa ser reprogramado. Uma revisão semanal de suas metas e alcances é fundamental e geralmente é feita na última hora útil da semana ou na primeira hora útil no início de cada semana.

E, por fim, deixamos aqui para você pensar alguns ditos populares que trazem consigo diretrizes mas também contradições que colocam em cheque a nossa postura em relação à rotina ocupacional, organização, produtividade e saúde:

  • “Início, meio e fim” ou fechamento de ciclos. Se você não fecha o ciclo, corre o risco de desperdiçar o esforço dos primeiros passos – mas deve estar atento à necessidade de interromper atividades e processos de forma consciente;
  • Planejar ou confiar em “eu escuto meu coração“. Racionalidade versus emoção na gestão de nossa vida pessoal e profissional – estas duas instâncias possuem seu valor; procure equilibrá-las e nunca usar somente uma delas;
  • Planejar ou “viver um dia de cada vez” ou “deixa a vida me levar”. Como conciliar o curto e o longo prazo na rotina? É bom não ter rotina quando se está de férias, fazendo somente o que dá vontade, conforme as oportunidades forem surgindo. Estes períodos são muito importantes, e se constituem no ócio criativo que é extremamente importante para que surjam insights para uma nova jornada, novo projeto, nova fase de vida. Fora deste período, a palavra de ordem é planejar, planejar e planejar, fazendo sempre a crítica dos resultados;
  • Planejar ou confiar em “eu já tenho tudo na cabeça…”? O uso de ferramentas, sejam físicas ou virtuais, é de cabal importância para gerenciarmos o volume de coisas, na sua maioria complexas, com as quais estamos envolvidos hoje. Tentar “segurar estes mil pratos da cabeça”, só vai causar mais estresse às pessoas mais comprometidas com seus compromissos;
  • “Cada coisa no seu lugar”; “a mão que tira, põe”. A organização do ambiente afeta a rotina. Ter lugar pré-determinado para cada coisa (e manter o local organizado) auxilia no rápido resgate da mesma quando se precisa e causa uma boa impressão no ambiente que reverbera no bem-estar interior e na prontidão para se executar o que se necessita.

Estes conceitos e diretrizes foram discutidos numa live em que a Sistematize foi convidada a discutir o tema – confira o vídeo acima.

Você precisa de auxílio para sistematizar seu cotidiano, ter equilíbrio e saúde? A Sistematize, em seu pilar Recursos Humanos/Carreira e Desempenho Ocupacional realiza o diagnóstico situacional e assessora a implementação de estratégias desenhadas especificamente para que você possa nutrir a sua alma a cada passo concreto que palmilha rumo aos seus objetivos.

*American Occupational Therapy Association. The American Journal of Occupational Therapy, August 2020, Vol. 74, Suppl. 2. p. 1-87.

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/mil-pratos-para-equilibrar-ar-como-gerenci%25C3%25A1-los-sem-j%25C3%25BAnia/?trackingId=c6LLZvlsZkwUM447npMAeg%3D%3D

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